Laboratório de Cinética de Reações Sólido-Fluido
Publicado: 02/04/2020 - 20:50
Última modificação: 04/10/2023 - 12:56
Histórico
O LCR Sólido-Fluido iniciou suas atividades no ano de 2001, na Sala 9 do Bloco 1Z-A da Faculdade de Engenharia Química. Nesta época, o laboratório era denominado Laboratório de Engenharia Termoambiental. No período de 2002 a 2014, o então Laboratório de Engenharia Termoambiental foi palco para o desenvolvimento de diversos projetos financiados pela CAPES, CNPq e UFU. No ano de 2006, o Laboratório foi transferido para a Sala UP 124 da Unidade de Pesquisa Avançada da FEQUI (UPEQ), onde permanece até os dias de hoje. Em 11 de abril de 2019, devido a algumas mudanças nas diretrizes dos projetos realizados, o Laboratório passou a se chamar Laboratório de Cinética de Reações Sólido-Fluido.
Missão
Permitir a execução de experimentos voltados a (i) tratamento de efluentes, (ii) síntese de materiais e (iii) aplicação de materiais em processos de adsorção e filtração.
Infraestrutura
Para permitir a boa condução destes experimentos, o laboratório está equipado com os equipamentos apresentados nas Figuras 1 a 5.
Figura 1 - Espectrofotômetro
Figura 2 - Balança analítica
Figura 3 - Condutivímetro
Figura 4 - Fotômetro de chama Analyser® 910MS. Análise de K, Na, Ca e Li em solução
Figura 5 - Estufa
O LCR Sólido-Fluido também dispõe de diversos equipamentos de apoio, tais como agitador magnético/placa aquecedora, pHmetro, bomba de vácuo, banho termostático, bomba peristáltica dosadora, entre outros.
Projetos
-
Desenvolvimento de membrana cerâmica de baixo custo para a aplicação em processos de filtração tangencial na separação de emulsões óleo-água e concentração de microalgas.
-
Estudo da remoção de ácido 3,5-dinitrosalicílico por adsorção utilizando ecat-R e zeólita natural clinoptilolita.
-
Tratamento de efluentes contaminados utilizando processo adsortivo e filtração.
-
Cálculo das propriedades termodinâmicas de reações de hidrólise de componentes de óleos vegetais utilizando suporte da literatura: comparação de diferentes trigliceróis e análise da influência da temperatura.
-
Estimativa de propriedades termodinâmicas básicas dos componentes das reações de hidrólise envolvendo o óleo da macaúba.
Equipe
- Thamayne Valadares de Oliveira (Coordenadora)
- Moilton Ribeiro Franco Júnior (Docente)
- Rafael Bruno Vieira (Docente)
- Nicole Salvador (Aluna de Iniciação Científica)
- Thais Magnabosco Sisconeto (Aluna de Iniciação Científica)
Av. Doutor Laerte Vieira Gonçalves - 2858 - Bairro Segismundo Pereira
Uberlândia - MG - CEP 38408-273