Curso de Graduação em Engenharia Química
Publicado: 08/10/2019 - 00:00
Última modificação: 26/04/2024 - 16:19
O curso de Engenharia Química iniciou as suas atividades no ano de 1965, quando foi fundada a Escola Federal de Engenharia de Uberlândia. Com a criação da Universidade e sua federalização em 1977, o curso integrou-se à nova estrutura sofrendo sua primeira reforma curricular. Em 1969, formou-se a primeira turma e, desde então, já foram graduados mais de 1000 engenheiros químicos. Em 1970, o curso foi reconhecido pelo Decreto-Lei nº 67597, de 18 de novembro de 1970. O objetivo do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia é formar profissionais com alta qualificação técnica, humana e cidadã. Durante o curso busca-se proporcionar ao estudante uma formação ampla e multidisciplinar, fundamentada em sólido conhecimento em ciências básicas (Matemática, Física e Química), ciências da Engenharia Química (Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Cinética Química, Cálculo de Reatores e Bioquímica) e em disciplinas de formação profissional específica (Operações Unitárias, Modelagem e Simulação de Processos, Controle de Processos Químicos e Projeto de Processos da Indústria Química). Tal formação lhe permite atuar em vários setores, bem como contribui para o desenvolvimento de seu senso de responsabilidade, criatividade, atuação consciente, iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos.
O objetivo do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia é formar profissionais com alta qualificação técnica, humana e cidadã. Durante o curso busca-se proporcionar ao estudante uma formação ampla e multidisciplinar, fundamentada em sólido conhecimento em ciências básicas (Matemática, Física e Química), ciências da Engenharia Química (Termodinâmica, Fenômenos de Transporte, Cinética Química, Cálculo de Reatores e Bioquímica) e em disciplinas de formação profissional específica (Operações Unitárias, Modelagem e Simulação de Processos, Controle de Processos Químicos e Projeto de Processos da Indústria Química). Tal formação permite ao egresso atuar em vários setores, bem como contribuir para o desenvolvimento de senso de responsabilidade, criatividade, atuação consciente, iniciativa e agilidade para aprofundar seus conhecimentos científicos.
O curso de Graduação em Engenharia Química tem como perfil desejado do egresso o(a) engenheiro(a), com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado(a) a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade em um mercado globalizado.
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38400-902